A primeira edição do Festival do Bacalhau Rio, realizada no último fim de semana (12 e 13 de abril), superou todas as expectativas e movimentou a Praça Paris, na Glória. Ao longo de dois dias, o evento recebeu mais de 35 mil pessoas, reuniu cerca de 100 expositores e contou com a atuação direta de 350 profissionais, entre produtores, técnicos, cozinheiros, artistas e seguranças.

Foram 20 horas de evento, com 12 horas de música ao vivo, que embalaram o público ao som de samba, chorinho e jazz. O festival também teve um forte impacto digital, com mais de 600 mil pessoas alcançadas nas redes sociais.

A feira movimentou cerca de 1,2 milhão de reais de forma direta, por meio da venda de pratos à base de bacalhau, culinária variada, além de roupas, calçados, bebidas, acessórios e produtos diversos. Os números refletem o grande potencial econômico do evento para expositores e pequenos empreendedores.

“É gratificante poder proporcionar um final de semana inteiro para as famílias com tantas atividades de forma gratuita, gerar empregos, renda e ainda contribuir com a economia da cidade. Foi a primeira edição de muitas. O Festival do Bacalhau Rio veio para entrar na programação da cidade”, afirma Márcio Anastácio, sócio do festival.

O evento contou com apoio institucional da Subprefeitura do Centro e da RioTur, mas foi realizado sem patrocínio ou incentivo por meio de editais públicos de cultura. Para as próximas edições, os organizadores pretendem ampliar os apoios e buscar patrocínios públicos e privados.

“Vimos a potência desse festival. Ele será um lugar perfeito para ativações de marcas”, reforça Márcio Anastácio.

Além de celebrar a culinária com pratos variados à base de bacalhau, o festival também promoveu economia criativa com uma feira de produtos sustentáveis e autorais, e atividades para o público infantil, consolidando-se como um evento plural e de forte impacto social e econômico.