O auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) ficou pequeno para o público que participou do evento “Ser leitor”, promovido nesta quarta-feira (31), pelo professor José Marques e voltado para os alunos do curso de Direito. Com cerca de 200 participantes, o encontro teve como objetivo estimular o hábito da leitura entre os estudantes universitários, por meio de palestras, reflexões e apresentações culturais.
A programação contou com a presença de convidados renomados, como o professor e escritor Anobelino Martins, a advogada, jornalista e administradora Candice Almeida e o jornalista e escritor Abidias Martins. Cada um deles compartilhou experiências e abordagens diferentes sobre o universo da leitura.

Candice Almeida trouxe uma fala prática e motivadora sobre como os estudantes podem desenvolver o hábito de leitura mesmo com a rotina intensa da faculdade.
“Ler com foco é um exercício diário. É preciso escolher bem o que se lê, respeitar seus próprios limites e criar um ambiente favorável. Com pequenas mudanças, a leitura deixa de ser um fardo e se torna um prazer e uma ferramenta de crescimento.”
Já o professor Anobelino Martins encantou o público ao abordar a leitura sob uma perspectiva mais poética e filosófica.
“Ler é um ato de escuta interior. Cada página virada é um encontro com o outro e com o próprio eu. A literatura é um espelho, mas também uma janela — nos mostra quem somos e para onde podemos ir.”
O jornalista Abidias Martins destacou o papel da leitura no processo de construção da cidadania e na formação crítica.
“A leitura é a ponte entre a informação e o entendimento. Num mundo cheio de ruídos, saber ler bem é saber filtrar, questionar e comunicar com clareza. Um bom leitor é, inevitavelmente, um comunicador mais consciente.”

Nos intervalos das palestras, o evento teve também momentos culturais com um sarau literário, que reuniu declamações de poesias e apresentações musicais.
O professor José Marques, idealizador da atividade, avaliou positivamente o evento e destacou a importância de iniciativas como essa no ambiente acadêmico:
“Queríamos provocar nos alunos a vontade de ler por prazer, não apenas por obrigação. A leitura é uma ferramenta essencial na formação jurídica e humana.”